Buscapé

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Hábitos de Consumo


Caros amigos, um ano novo de bençãos para todos!!!
aproveitando a loucura das compras de Natal e Fim de ano, vou fazer um post sobre os hábitos de consumo da nossa melhor idade, aproveitem e conheçam um pouco mais.



O Brasil já possui hoje cerca de 19 milhões de pessoas com idade acima de 60 anos. Com o crescente aumento da qualidade de vida das pessoas, registra-se também um crescimento na expectativa de vida da população. Atualemnte, não é mais raridade chegar-se aos oitenta anos de idade com boa saúde e disposição.

De olho nesse segmento do mercado formado por homens e mulheres da terceira idade, que só cresce no Brasil, empresas de vários setores pesquisam as suas características e tendências e propõem novas linhas de produtos e serviços para atendê-lo. Percebe- se significativo interesse nessa fatia do mercado empresas de turismo, lazer, cosméticos, telefonia móvel, produtos financeiros, empreendimentos imobiliários, dentre outras.

A título de exemplo da força desse mercado, cito os casos de operadoras de turismo no Brasil, onde os viajantes com mais de 60 anos já representam 60% da demanda dos cruzeiros marítimos, e de fabricantes de cosméticos que hoje desenvolvem, nos seus laboratórios, cremes voltados para senhoras com mais de 60 anos.

Um recente estudo da empresa de pesquisas de mercado Quorum Brasil, realizado com 200 entrevistados com idade entre 65 e 75 anos, com diferentes faixas de renda, na cidade de São Paulo, revelou os seguintes hábitos de consumo da terceira idade:

- 19% das despesas dos idosos vão para alimentação;
- 16%, para água, luz, telefone e gás;
- 16%, para planos de saúde;
- 14%, para remédios;
- 11%, para cartões de crédito e financiamentos;
- 11%, para lazer;
- 8%, para moradia;
- 5%, para transporte.

Na medida em que cresce o número de homens e mulheres na faixa da terceira idade no Brasil, espera-se também um significativo aumento na oferta de bens e serviços voltados para esse público. Que de fato as empresas consigam realmente traçar um perfil desses "novos" consumidores e que os novos produtos e serviços lançados atendam às suas necessidades com qualidade, segurança e satisfação!

*dados divulgado no jornal Diário de São Paulo, 17/05/2008

 
 
 
 
 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário