Buscapé

terça-feira, 30 de julho de 2013

Limpeza doméstica

Olá amigos,

Como qualquer dona de casa não dispenso a sensação de ter o meu lar super limpo, arrumado, agradável e pronto para receber as pessoas que eu gosto. Há quem diga que tenho mania de limpeza, mas garanto que já fui pior.

 
 
Pesquisando sites com dicas práticas para limpeza doméstica acabei encontrando uma reportagem sobre limpadores naturais, mas o que são limpadores naturais? São produtos que temos em casa e que não utilizam química e que, no final, o resultado é o mesmo de produtos caríssimos que costumamos comprar e amontoar nas nossas lavanderias, confere ai:

Óleo de Cozinha: serve para dar brilho e podemos usá-lo para manter janelas e esquadrias de alumínio brilhando (basta limpá-las uma vez por mês com uma mistura de óleo e álcool em partes iguais). Podemos ainda usar nos móveis de madeira, basta juntar duas xícaras de óleo ao suco de limão.

Suco de Limão: serve para remover sujeira e até ferrugem. Para tirar ferrugem de objetos basta esfregar suco de limão com uma palha de aço sobre a superfície. 
Podemos ainda alvejar roupas amareladas, basta colocá-las de molho em água com pedaços de limão (além de não ficarem com a aparência de desbotada ainda irão ficar cheirosas).

Vinagre: Combate mofo, gorduras e odores. Para eliminar o cheiro de mofo dos armários coloque um recipiente com vinagre branco puro dentro do armário (vazio) e deixe de um dia para o outro.
Para tirar o cheiro de urina e fezes dos animais de estimação alique uma mistura de dois terços de água morna e um terço de vinagre branco no local e deixe secar naturalmente.

Bicarbonato de Sódio: Ótimo para a limpeza da cozinha (mas não esqueça de usar luvas ao manuseá-lo).
Para limpar o forno use uma solução com água quente e bicarbonato de sódio em um pano macio.
Se você quer desentupir ralos com gordura proceda assim: uma xícara de sal, uma xícara de bicarbonato e uma chaleira de água fervendo.
Já para limpar os nossos estojinhos plásticos (eu chamo de tupperware) esfregue uma pasta feita com suco de limão e bicarbonato.
Caso queira soltar alimentos que estão incrustados em panelas e assadeiras misture água quente e bicarbonato e quando o alimento soltar use a esponja.

e ai, curtiram as dicas? muito boas né...

Para ver a matéria completa acessem o site da revista Veja.





Um comentário:

  1. Tb dizem que tenho doençs por limpeza. Mas nao me importo e amo limpar minha casa.

    ResponderExcluir