Buscapé

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Descobrindo a Osteoporose

Bom dia, queridos colegas!

 
Para nós que estamos na melhor idade é sempre bom sabermos sobre nossa saúde. Sabia que a Osteoporose, ao contrário do que muitos pensam, é uma doença que deve iniciar sua prevenção ainda na infância? Pois é!
 
abaixo uma reportagem bastante esclarecedora sobre quais as especialidades médicas que pode nos ajudar. Gostaria que todos vocês tivessem a oportunidade de ler e compartilhar com aquelas pessoas que conheçam.


 
Descobrindo a osteoporose

 

     
     
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O diagnóstico da osteoporose nem sempre é feito no momento certo, precocemente, já que ela é uma doença silenciosa e pode despertar o conhecimento das pessoas, se não feitos exames, apenas quando um osso é fraturado.

Por ser uma doença multidisciplinar são vários os especialistas que podem diagnosticar e mesmo tratar essa doença. Os mais comuns e conhecidos como envolvidos no diagnóstico e tratamento da osteoporose são os reumatologistas, por cuidarem de doenças reumáticas. Porém são os clínicos-gerais os que mais comentam com os pacientes sobre o aparecimento da osteoporose.

De acordo com a pesquisa Firme e Forte Osteoporose 2012, que ouviu cerca de 2 mil brasileiras acima de 16 anos e 1 mil homens acima de 16 anos, 56% das mulheres com mais de 45 anos disseram que alguns médicos já comentaram sobre a osteoporose com elas. Dentre elas, 39% afirmaram que o médico que falou sobre o assunto era um clínico-geral, 19% disseram ser o ginecologista e 18% um ortopedista.

Até mesmo durante as frequentes consultas aos ginecologistas a osteoporose pode ser detectada por conta das transformações hormonais em seus organismos. Outro especialista que pode descobrir a doença são os endocrinologistas em função do aparecimento de doenças endócrinas. Os ortopedistas, claro, também podem diagnosticar a osteoporose em função das reais ou possíveis fraturas, além dos geriatras, que tratam da saúde dos idosos e os oncologistas, que muitas vezes precisam prescrever remédios que comprometem a massa óssea.

Sobre a Campanha Firme e Forte
Lançada em 2011, o objetivo Campanha Firme e Forte Osteoporose é alertar e orientar a população sobre a importância da prevenção e combate à osteoporose, doença silenciosa, tão perigosa quanto à hipertensão e que já atinge 10 milhões de brasileiros. As ações estão programadas para acontecer até o fim de 2012, trazendo informações sobre a doença, ações de alerta para mudança de hábitos de vida e alimentares, além da prevenção.
É uma iniciativa inédita da Abrasso – Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo e conta com o apoio do Ministério da Saúde, da International Osteoporosis Foundation (IOF) e da Federação Nacional e de Associações de Pacientes e de Combate à Osteoporose (Fenapco). Para saber mais sobre a campanha, basta acessar o link: http://sejafirmeforte.com.br. Lá é possível encontrar informações, entrevistas e muitas dicas sobre o tema.



Nenhum comentário:

Postar um comentário